Espírito Santo é reconhecido nacionalmente por trabalho que promove saúde e qualidade de vida para o servidor

25/08/2023 17h29 - Atualizado em 19/12/2023 11h25
Carla Bravo, diretora de Perícia Médica do Estado do RS, que compõe a comissão avaliadora do Consad; secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, e Suellen Barone, analista do Executivo, e que atualmente está à frente da Subgerência de Qualidade de Vida no Trabalho da Seger.

O Espírito Santo alcançou um feito inédito e foi destaque no XII Congresso Consad de Gestão Pública realizado em Brasília, entre a terça-feira (22) e essa quinta-feira (24). O Lab Rede Qualivida, projeto para a promoção da saúde e qualidade de vida do servidor, foi reconhecido como um dos três melhores trabalhos do evento. Essa conquista ressalta a importância da abordagem inovadora do Estado na gestão pública, inspirando a busca por mais eficiência e bem-estar.

O Lab Rede Qualivida, instituído por meio da Portaria Conjunta nº 01/2021 em colaboração com as Secretarias de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e da Saúde (Sesa), por intermédio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), destaca-se como um marco inovador no cenário da gestão pública, especificamente, na gestão de pessoas promovida pela Seger.

Sua criação, em 2021, estabeleceu uma abordagem pragmática com diretrizes claras para promoção da qualidade de vida e da saúde no ambiente de trabalho do serviço público estadual. Por meio de três eixos de atuação, focados em Saúde e Segurança no Trabalho, Política de Atenção à Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho, e Gestão do Conhecimento, o Lab Rede Qualivida tem se dedicado a fornecer subsídios técnicos para decisões estratégicas da gestão.

Um dos trabalhos que merece destaque desde sua criação foi a elaboração da Pesquisa de Diagnóstico de Saúde do Servidor do Espírito Santo. Esse estudo inovador comparou indicadores locais com dados nacionais do Ministério da Saúde, englobando saúde física, nutricional, mental e situação financeira. Com a participação ativa de 5.273 servidores do Governo do Estado, a pesquisa gerou insights essenciais, orientando a formulação de projetos de promoção de saúde mental, bem-estar e redução do absenteísmo. Ao oferecer uma abordagem tangível e prática para melhorar a qualidade de vida dos servidores públicos, esses indicadores visam contribuir para redefinir os padrões da gestão de pessoas com o foco em saúde e eficiência.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, falou sobre a importância do Programa e como isso reflete no serviço prestado pelo Governo do Estado à população. “Investir em soluções inovadoras para promover saúde e qualidade de vida é algo que reverbera diretamente nos cidadãos, ao reconhecer que um ambiente de trabalho saudável e uma força de trabalho satisfeita geram um impacto significativo na qualidade dos serviços públicos oferecidos. Com servidores mais saudáveis e engajados, o atendimento ao público se beneficia de uma abordagem mais eficiente, colaborativa e orientada para resultados, ampliando a capacidade do setor público de atender às necessidades da comunidade de forma mais completa e eficaz”, afirmou.

Menção Honrosa

A premiação trouxe orgulho e alegria à equipe da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), que, além do Lab Rede Qualivida, apresentou mais sete trabalhos de ações bem-sucedidas nesta edição do Congresso.

"É importante ressaltar que o Lab Rede Qualivida não é um projeto isolado, mas uma estrutura concreta e fundamental de apoio a uma política mais ampla que coloca as pessoas no centro de todas as ações. Ao diagnosticar os problemas e planejar frentes de ações estratégicas para promover ativamente a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos nossos servidores, estamos almejando ampliar o seu potencial e criar um ambiente que não só valoriza o indivíduo, mas também fortalece nossa capacidade de oferecer serviços públicos de excelência, alinhados com as reais necessidades do cidadão”, destacou a subsecretária de Estado deAdministração e Desenvolvimento de Pessoas, Heyde Lemos.

A servidora Suellen Barone, analista do Executivo, e que atualmente está à frente da Subgerência de Qualidade de Vida no Trabalho da Seger, foi uma das autoras do artigo premiado e recebeu a homenagem no Consad. Para ela, a premiação foi uma enorme surpresa e deixou toda a equipe muito feliz e emocionada.

“Nosso objetivo no Congresso é a troca. Contar um pouco da nossa experiência e aprender com colegas, servidores de outros estados, que enfrentam os mesmos desafios. Saber que o trabalho que realizamos também inspira e sermos reconhecidos por isso dá um gás para seguirmos nessa empreitada tão desafiadora que é promover a saúde e qualidade de vida para o servidor. A gente sabe que precisa cuidar de quem cuida para conseguir cuidar das necessidades do nosso maior público: o cidadão”, pontuou.

CONSAD 2023

Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), o congresso é considerado um dos principais eventos de Gestão Pública do Brasil e tem o objetivo de explorar as múltiplas possibilidades de inovar e modernizar a administração dos Estados. O Congresso teve mais de três mil inscritos e reuniu, durante os três dias de evento, representantes de todas as unidades federadas, que participaram de palestras, oficinas e apresentação de artigos.

 

Confira abaixo os trabalhos da Seger que apresentados no XII Congresso Consad de Gestão Pública:

1) A experiência inovadora dos EPPGG do Espírito Santo: um case de sucesso - Ana Luiza gomes de Araújo, Heyde dos Santos Lemos, Angélica Maria Torres e Maria Isabel Rodrigues;

2) LAB REDE QUALIVIDA: estruturação, experiência, desafios e aprendizados - Suellen Martins Barone, Aline Pinheiro Schltz, Heyde dos Santos Lemos, Luciana Guimarães Nunes de Paula;

3) Flexibilidade, compartilhamento e possibilidade de desenvolvimento colaborativo: Projeto eSocial - Fernanda Lírio Coutinho, Jessé Mello de Matos e Daniel de Aguiar Sanches;

4) RH Digital - Transformando os processos de recursos humanos e facilitando a vida dos servidores - Sabrina Keilla Marcondes Azevedo, Ana Claudia Passos Santos Silva, Adriana Barros dos Santos Correa, Maria Luiza Nunes Ferreira dos Santos;

5) Análise da Parceria entre Academia e Administração Pública com foco na Profissionalização da Gestão aliada à Qualificação do Gasto - Diana Fernandes de Souza Bastos, Gislene Queiroz Mendes, Rodrigo Fiorotti e Arthur Eduardo Alves Amorim;

6) A alienação de imóveis públicos como ferramenta de Gestão no Estado do Espírito Santo - Claudia Godoy da Rocha Micchi, Tatiana Freitas Spadeto, Fabiana Caniçali Braga e João Paulo Mello Teixeira;

7) A Comunicação governamental enquanto processo: a abordagem de simplificação textual e de acessibilidade gráfica do Governo do Espírito Santo - Breno Holanda, Cristina Nakamura Araújo, Natallie Reikdal Cervieri, Nara Falqueto Caliman;

8) Gestão integrada de leilões de bens públicos como vetor do desenvolvimento dos Estados: inovação e resultados para a sociedade - Sandro Pandolpho da Costa, Christiane Wingneron Gimenes, Nelber da Silva Martins, Claudia Godoy da Rocha Micchi.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
Renata Alves (respondendo)
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br