Programa Qualivida promove capacitação em auriculoterapia para promoção de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho

29/06/2023 15h50 - Atualizado em 19/12/2023 11h27

O Programa Qualivida, da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) realizou, nessa terça-feira (13), a primeira Capacitação em Auriculoterapia, direcionada aos membros das comissões locais Qualivida. O curso aconteceu no auditório do Ed. Fábio Ruschi, no Centro de Vitória, e participaram dessa turma-piloto 33 servidores de 11 órgãos do Governo do Estado Espírito Santo. O objetivo principal é formar multiplicadores, a fim de promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho entre os servidores públicos, visando à disseminação dessas práticas benéficas em todo o âmbito governamental. 

Os multiplicadores estão sendo capacitados para levarem ações de prevenção de doenças e cuidado com a saúde para os demais servidores de seus respectivos órgãos. Essa iniciativa está inserida no plano de capacitação da Rede Qualivida e faz parte da implementação do Sistema de Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho, gerenciado pela Seger, cujo objetivo é normatizar e compartilhar soluções de saúde e qualidade de vida para os servidores, com todos os órgãos do GovernoES. 

O instrutor do curso foi o fisioterapeuta, acupunturista, osteopata e coordenador de curso de Fisioterapia da Multivix, Ilvo Casagrande, que atua como bolsista no Lab Rede Qualivida, uma parceria da Seger com o ICEPi. 

A professora de Educação Física da Secretaria da Educação (Sedu), Karla Paste, falou sobre a experiência. “O curso foi ótimo, atendeu super as expectativas e já estamos colocando em prática aqui na Sudepro, na Sedu, para depois levarmos a toda a sede da Secretaria”, contou animada. 

Auriculoterapia 

A auriculoterapia, uma terapia baseada na estimulação de pontos específicos na orelha, é reconhecida pelos seus efeitos positivos. Por meio dessa técnica, é possível promover a saúde e o bem-estar, proporcionando benefícios tanto para os servidores quanto para a organização como um todo. 

“Essa prática tem sido amplamente utilizada no Brasil como uma terapia complementar e integrativa, sendo oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em algumas unidades de atenção básica, especialmente nas Equipes de Saúde da Família, como uma terapia complementar de tratamento não medicamentoso para diversas condições de saúde, visando ao alívio de dores,  redução do estresse, melhora do sono, equilíbrio emocional e promoção do bem-estar geral”, explicou Marcos Pereira, Analista do Executivo, que coordena o projeto dentro da Gerência de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (Gesat), da Seger. 

A ideia da expansão dessa prática por meio da Rede Qualivida surgiu dos resultados positivos constatados durante o projeto piloto realizado na Seger, na Secretaria da Saúde (Sesa) e no Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), ao longo de 2022, que ofereceu atendimentos mensais em para os servidores dos respectivos órgãos. O projeto contou com grupos de participantes em cada órgão, totalizando 360 pacientes atendidos em 2022. 

Além disso, outro projeto em andamento, na mesma linha, é o "Auriculoterapia nas Escolas", que também pretende formar multiplicadores para que sejam disponibilizados atendimentos recorrentes dentro das unidades de ensino, focando inicialmente nos professores, diretores, coordenadores e demais servidores e funcionários de duas escolas da Rede Estadual de Ensino que se candidataram como piloto do projeto. 

Após o término desses projetos-piloto, o Programa Qualivida pretende expandir as capacitações em auriculoterapia para todas as demais comissões locais interessadas, abrangendo um número cada vez maior de servidores públicos do Estado. 

Para mais informações sobre a Rede Qualivida e seus projetos, acesse www.qualivida.es.gov.br ou entre em contato pelo telefone 27 36363-5313. 

Texto: Suellen Barone 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br