Qualivida realiza capacitação inovadora de auriculoterapia para saúde mental

15/12/2023 13h28 - Atualizado em 19/12/2023 11h24

Nessa quinta-feira (14), o Programa Qualivida deu continuidade à sua série de capacitações em auriculoterapia, concentrando-se especificamente na saúde mental. Esse treinamento marca a segunda etapa da formação nessa prática integrativa para membros das comissões locais Qualivida, sendo requisito prévio ter participado do módulo introdutório.

O evento foi realizado na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), reunindo 30 servidores interessados em explorar abordagens inovadoras para o cuidado da saúde mental. O facilitador do curso foi o servidor da Suqualit, analista do executivo, educador físico e especialista em fisiologia, acupuntura e políticas públicas, Marcos Pereira. O treinamento abordou temas cruciais como: definição de saúde mental; identificação dos principais transtornos mentais; transtornos frequentes entre os servidores do Governo Estado; fatores de risco associados; prevenção, tratamento e sintomas.

A auriculoterapia, técnica terapêutica centrada na estimulação de pontos específicos na orelha, tem comprovado benefícios notáveis na promoção do bem-estar emocional e mental. A integração dessa técnica será um dos pilares das iniciativas planejadas pelas comissões locais para a campanha "Janeiro Branco", que tem o propósito de conscientizar e fomentar o cuidado com a saúde mental.

Esta capacitação é uma iniciativa da Subgerência de Qualidade de Vida no Trabalho (Suqualit), da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), e busca fortalecer a Rede Qualivida na promoção do bem-estar e saúde no ambiente de trabalho. 

Para mais informações sobre as atividades do Programa Qualivida, ligue para 27 36363-5313 ou visite o site oficial em www.qualivida.es.gov.br.

 

Texto: Suellen Barone 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br